Tecnologia a serviço da humanidade

10 Motivos para Automatizar sua Força de Vendas


Automatizar a Força de Vendas gera sempre uma dúvida nas empresas, que ficam sem saber se devem ou não automatizar a Equipe de Vendas.

Quando falamos em automatizar estamos falando em informatizar o processo, criar uma sequência lógica de funcionamento que utilize ao máximo possível as tecnologias disponíveis atualmente.

1º Melhorar o atendimento ao cliente

A palavra é Melhorar o atendimento ao cliente Agilizando a venda.

Toda vez que falamos em melhorar atendimento melhorando a venda, para que não exista a forma do cliente cancelar essa compra que ele está fazendo, quando você tem um processo perdido que você não consegue dar uma sequência, a tendência é que o cliente cancele a compra ou deixe de comprar o produto que você tem para vender.

O ideal é que você tenha um script, um passo a passo, aquilo que você precisa seguir para fazer melhor a venda.

2º Ter o histórico das compras que seu cliente já fez

O cliente normalmente faz sempre o mesmo tipo de compra, ele tem um ciclo de compras e você pode oferecer esses produtos e depois incluir produtos novos todos os meses para aumentar suas vendas e diversificar o que ele compra de você.

Você precisa ter esse histórico dessa compra, com a automatização isso é muito mais simples, pois imagine que seu vendedor precisa ir à campo com uma lista de produtos de cada cliente e isso fica muito difícil manualmente, agora com a automatização fica muito mais prático.

3º Diminuir as tarefas internas com digitação e separação de pedidos

Quando falamos em venda externa a primeira idéia que nos vem a cabeça é talão ou bloco de pedidos feito tudo a mão, depois de tirar esses pedidos o vendedor retorna no final de semana entrega esses pedidos no seu escritório, e aí sua equipe ou você mesmo, dependendo do tamanho da sua empresa, vai digitar todos esses pedidos e você perde muito tempo fazendo tudo isso.

E não tem como agilizar, você precisa digitar, precisa conferir e normalmente é o que acontece com todos, sempre acontece de ter digitado um pedido errado, seja por falha de digitação ou por não ter entendido a letra do vendedor.

Você faz a entrega errada e o cliente vai reclamar e vai devolver, isso vai te gerar um problema enorme. Fora que você tem seu vendedor perdendo tempo em campo escrevendo esse pedido todo a mão, perdendo tempo para trazer até você e você perdendo tempo para digitar todos esses pedidos.

Depois tem a tarefa de separar que também leva muito tempo, e quando não é automatizado o processo fica muito difícil, você precisa de planilha ou de uma lista e normalmente você separa por pedidos e com isso você vai "n" vezes ao seu estoque buscar os produtos vendidos.

Quando o processo é automatizado a separação normalmente se faz por romaneio, onde você busca de uma só vez todos os produtos vendidos e depois monta os pedidos de venda.

4º Organizar a Comunicação entre o Comercial e Vendedores

Na prática o que acontece é uma grande dificuldade do Gerente de Vendas falar diretamente com os Vendedores, quando você tem um processo automatizado, fica muito mais simples utilizar programas de comunicação para falar com sua equipe.

Você poderá enviar imagens ou detalhamento de produtos diretamente no smartphone ou tablet de seu vendedor, isso acelera muito o processo de venda.

5º Padronizar as tabelas de preços dos vendedores

É normal para toda empresa que utiliza sistema manual de vendas, que o vendedor dê descontos variados de um cliente para outro, muitas vezes ultrapassando o limite de desconto permitido.

Com um sistema automatizado você pode definir as tabelas de preços que o vendedor poderá usar, limitar descontos e até limite de crédito de clientes isso limita a ânsia do vendedor em dar descontos para fechar vendas e te dá a segurança de não perder dinheiro no processo de venda.

6º Receber pedidos padronizados

Quando o sistema é manual você não consegue criar um padrão, pois cada vendedor tira o pedido de um jeito, ou o mesmo vendedor tira pedidos diferentes em cada cliente. Já vi por exemplo o mesmo vendedor tirar pedidos totalmente diferentes no mesmo cliente, aí você tem que procurar onde está a condição de pagamento, onde ele anotou o desconto e por aí vai.

Fora que vem aquela letra que você não sabe se está escrito em Japonês ou Chinês e você não consegue ler, seu vendedor vende uma coisa você entende outra.

Esse motivo acaba gerando falha na venda, pois erramos no produto, erramos no preço, pois não entendemos o que está escrito.

No processo automatizado, os pedidos chegarão em um formato pré-determinado pelo seu gerente de venda ou por você mesmo, todos os pedidos serão digitais e quando impressos você terá as informações nos devidos campos, o que facilita muito o trabalho e diminui os erros.

7º Eliminar a perda de tempo

Com os pedidos já digitados e o seu sistema gerando o romaneio de separação fica muito mais rápido a separação de produtos e construção da carga.

Com isso você vai reduzir custos, pois serão menos colaboradores no processo, também as chances de erros na entrega são minimizadas, você evita reclamações de clientes e retrabalho em ter que trocar produto entregue errado.

Existem casos de clientes que ao adotarem a automatização do processo de vendas diminuíram suas equipes internas, em um caso prático, um cliente nosso diminui de oito pessoas envolvidas no processo para apenas três pessoas e o tempo foi mudado de três dias para apenas meio dia. Isso sim é uma redução de custo muito boa.

8º Modernizar a imagem da sua empresa

Quando seu colaborador chega ao cliente para atender com um sistema automatizado, você estará passando a imagem moderna da sua empresa, uma imagem de empresa preocupada com o melhor atendimento.

A grande verdade é que quando um cliente compra algo da sua empresa ele está comprando um pouco da sua empresa e ninguém quer comprar um produto inferior ao da concorrência o seu cliente quer sempre o melhor.

Sua empresa estando automatizada te garanto que o seu cliente terá essa sensação ao ser atendido por seu vendedor.

9º Ter controle sobre sua Equipe de Vendas

Você poder olhar o que está acontecendo em campo e tomar alguma atitude antes que sua equipe retorne é muito mais vantajoso.

Se você só consegue saber o que acontece na sua semana de vendas apenas na próxima semana, ou seja, preço errado, produtos novos que não foram inseridos, você tem um problema que te fará perder vendas ou mesmo levar prejuízo em algumas vendas.

Quando você tem um olhar instantâneo do que está acontecendo você pode reagir imediatamente ao mercado, e automatização do processo te dá isso, a condição de mudar preço, inserir ofertas, inserir novos produtos no leque de mercadorias, retirar produtos da venda e etc.

10º Vender mais e Vender melhor

Quando melhoramos todos os processos é fácil afirmar que vamos vender mais e vender melhor.

Quem investiu no processo logicamente vai colher frutos melhores, pois o processo automatizado te dará liberdade e flexibilidade.

Mas lembre-se existem diversos produtos no mercado e cada um tem sua particularidade, antes de adotar qualquer sistema automatizador de vendas faça pesquisas e analise os produtos para contratar aquele que realmente possa atender as necessidades do seu negócio.

Se você gostou no artigo compartilhe em sua rede social e ajude mais pessoas a saber sobre o assunto, aproveite e clique no botão curtir do artigo e ajude-nos a saber se o artigo foi útil.

00


10 Motivos para Automatizar sua Força de Vendas
por Daniel Crocciari
01 Mai 2016 23hs
226
(11)



226/11

Comentários




 Seu email não será publicado ou compartilhado, fique tranquilo
Jéssica (15/05/2017 16:22)

Boa tarde, costumo utilizar uma plataforma chamada Plugg.To e tem sido bem util para mexer com Magento e Mercado Livre, pra automatizar estoque e descrição.. https://plugg.to/




Esteja sempre perto da Céu Azul
Receba informações (Grátis)
Nome:

Email:

Acompanhe nosso canal no YouTube
Conheça nossa página no Facebook