Tecnologia a serviço da humanidade

Como começar a derrubar a crise atual na minha empresa


O momento de crise no Brasil é indiscutível, e ficar tentando achar um culpado é besteira e perda de tempo, a verdade é que se você não tomar uma atitude, o risco de você perder sua empresa é muito grande e real.

Hoje é uma sexta-feira, o último dia do mês de março, andando pelas ruas do comércio no centro da cidade, percebe-se notoriamente que não existe movimento algum, as lojas estão vazias, exceto por aqueles clientes que vieram pagar alguma conta, ou por vendedores que estão empoleirados um sobre os outros nas portas das lojas.

Se você não percebeu ainda, provavelmente a sua loja também está assim, e aí alguns me perguntam - Como posso começar a derrubar a crise? - fato é que você não vai conseguir fazer isso, não com esses vendedores empoleirados na porta da sua loja.

A primeira ação que uma loja precisa tomar e tirar esses vendedores que ficam parados olhando para rua e falando mal de alguma coisa, seja do governo, seja do comércio, seja da própria crise, ou mesmo jogando conversa fora (vi um vendedor cortando a unha).

O segundo passo é você procurar algum produto ou alguma cesta de produtos, em que você possa reduzir o preço ou criar alguma condição especial para venda, este produto ou conjunto de produtos irá atrair os clientes para dentro da sua empresa, ficar esperando eles entrarem não vai ajudar em nada.

O que a maioria do empresariado não percebeu é o fato que seus clientes são compostos na grande maioria por pessoas da Classe B e C, quando não a grande maioria pela classe C, acontece que esses consumidores perderam o poder de compra, com uma renda menor ou com desemprego batendo à sua porta, ficou difícil para eles comprarem produtos, ou mesmo decidir por uma compra.

E quando essas pessoas poderão voltar a comprar? - se essa resposta fosse fácil eu já havia dito, mas infelizmente da forma como tudo anda parece que vai demorar para que elas retornem às compras.

A queda do poder de compra dessas pessoas acaba afetando a classe B, e querendo ou não a classe B perde também o seu poder de compra, e se você não é dono de um negócio que vende exclusivamente para pessoas classe A, você está no mesmo barco que a maioria do empresariado brasileiro.

Nesse momento a única opção é criar pacote de venda em que a margem de lucro será menor, favorecendo assim um preço menor para o cliente comprar, e você terá que dar um jeito de ganhar no movimento, no volume de vendas, o famoso "ganhar no giro".

É hora de ser honesto, cobrar pelo produto o quanto ele realmente vale, tornar-se amigo do seu cliente, entender qual a carência dele e tentar suprir essas necessidades, oferecendo produtos melhores e que melhor atendem a essas necessidades.

A tarefa não é fácil, mas é necessária, então amanhã mesmo quando você chegar na sua empresa, tome a primeira atitude do mês, que precisa ser - acabar com a "rodinha de vendedores" na porta de sua loja - isso não é bom para sua imagem, muito menos para imagem da sua empresa.

Seus colaboradores precisam entender que o momento atual que vivemos não irá mudar da noite para o dia, então é hora deles ajudarem de alguma forma, aí você deverá pensar o que é melhor para sua empresa.

E se você é colaborador de alguma empresa, comece desde o primeiro dia do mês mudando a sua atitude e tentando valorizar cada cliente que passar pela sua loja, a culpa de tudo estar ruim não é sua, mas a culpa de você estar parado sem tomar uma atitude, essa é sua.

Fica aqui a nossa dica, referente a impressão que temos, quando andamos pelas ruas como consumidores, acredito que você não quer que sua empresa tenha uma imagem ruim para com os potenciais consumidores.

Se você gostou no artigo compartilhe em sua rede social e ajude mais pessoas a saber sobre o assunto, aproveite e clique no botão curtir do artigo e ajude-nos a saber se o artigo foi útil.

10


Como começar a derrubar a crise atual na minha empresa
por Daniel Crocciari
31 Mar 2017 18hs
241
(25)



241/25

Comentários




 Seu email não será publicado ou compartilhado, fique tranquilo



Esteja sempre perto da Céu Azul
Receba informações (Grátis)
Nome:

Email:

Acompanhe nosso canal no YouTube
Conheça nossa página no Facebook