Tecnologia a serviço da humanidade

Como utilizar a tecnologia ao favor das Vendas


Algumas empresas me consultaram sobre a possibilidade de fazer vendas por site, e os dois maiores problemas é quando chegamos no estoque e na venda por cartão de crédito.

O estoque nem sempre está correto e comércio eletrônico sem controle de estoque atualizado fica um pouco complicado, como vender um produto e entregar se você não tem estoque, ou como fazer para informar que existe um produto ao cliente se seu estoque está negativo no sistema.

Outro problema é o cartão de crédito, às vendas com cartão precisam estar alinhadas o sistema contratado para seu site precisa ser capaz de realizar as transações de cartão de maneira tranquila oferecendo para seu negócio as comodidades necessárias.

Mas e quando nada disso está tão fácil de se fazer e seus clientes pedem uma forma de enviar os pedidos de maneira mais rápida até seu departamento comercial.

Entra então em prática um modo de trabalhar bem mais tranquilo, é o site de pedidos de vendas para clientes já existentes, ou mesmo aqueles que queiram se cadastrar na empresa.

Cliente WEB pode ser o seu Cliente atual

A visão que quero passar aqui é algo que vejo acontecer constantemente em empresas pequenas e acaba sendo um problema que derruba potenciais vendas que poderiam ser realizadas via Internet.

E mostro essa visão através de uma simples pergunta: Qual a diferença de vender para seu cliente através do site, através de um vendedor que vai ao cliente, através do televendas ou para o cliente que vem até sua loja?

Não falo aqui da questão de atendimento pessoal, da amizade, da afinidade, falo aqui apenas da questão da venda, do tirar o pedido e para mim não existe diferença nenhuma todos os canais são para vendas e deveriam ser usados para tal e oferecer no mínimo as mesmas condições.

O que vejo acontecer é o vendedor indo atender o cliente e vendendo para pagamento em 30 dias no boleto, o televendas ligando e vendedor 35 e 45 dias do boleto, o cliente entrando e comprando no crediário próprio para 30 e 60 dias sem entrada, e quando o mesmo cliente quer comprar através do site a empresa só pode vender no Cartão de Crédito.

Aí me pergunto o que aconteceu o cliente mudou só porque entrou no site da sua empresa e quer fazer a compra por lá? Não mesmo o cliente é o mesmo e a condição financeira dele é a mesma, somente sua empresa é que mudou a forma de antedê-lo.

O cliente é o mesmo só o canal de venda é outro, você deveria realizar suas vendas no site para clientes já cadastrados e que compram a bastante tempo na sua empresa da mesma maneira, da mesma forma que seu vendedor vende quando vai visitá-lo fisicamente, da mesma forma que ele é atendido quando vem a sua loja ou nas mesmas condições que seu televendas oferece para ele.

Enviar promoções através do site e oferecer a possibilidade do seu cliente entrar em seu site e escolher os produtos que ele deseja e fechar a venda sozinho te trás a condição de aumento de vendas, pois assim você chega antes da concorrência e oferece ao cliente a liberdade de escolher com tranquilidade em horário não comercial muitas vezes. Comodidade e Facilidade ao seu cliente é a questão que abordamos aqui.

Não vejo diferença entre o Fulano da Loja de Tampinhas que compra do meu vendedor no boleto para 30 dias e o meu caminhão vai lá entregar e pegar a assinatura e do mesmo Fulano da mesma Loja de Tampinhas entrando em meu site e comprando vários produtos, por isso vendo para ele na mesma forma de pagamento e na mesma condição de prazo de pagamento, sem problema algum, afinal ele é meu cliente e mando meu caminhão ir lá entregar (por que não?).

Às vezes o que dificulta o progresso das vendas em uma empresa é justamente o velho conceito que não quer sair, e isso prejudica muito o crescimento.

Não deixem que te façam acreditar que vendas por site precisa ser feita apenas com cartão de crédito e o envio por transportadora, não necessariamente precisa ser assim, se fosse seria muito bom, mas você pode aproveitar as vendas eletrônicas e manter seu negócio funcionando da mesma maneira que funciona com vendedores externos, televendas ou atendimento de loja.

Vamos focar em aumento de vendas e satisfação ao cliente, isso sim implica diretamente nos resultados finais da sua empresa.

Se você gostou no artigo compartilhe em sua rede social e ajude mais pessoas a saber sobre o assunto, aproveite e clique no botão curtir do artigo e ajude-nos a saber se o artigo foi útil.

10


Como utilizar a tecnologia ao favor das Vendas
por Daniel Crocciari
28 Mar 2016 18hs
194
(5)



194/5

Comentários




 Seu email não será publicado ou compartilhado, fique tranquilo



Esteja sempre perto da Céu Azul
Receba informações (Grátis)
Nome:

Email:

Acompanhe nosso canal no YouTube
Conheça nossa página no Facebook